Políticas de avaliação

Os artigos serão avaliados em duas etapas:

1. Avaliação inicial pelo editor (desk review). Nesta etapa será observada a originalidade e o ineditismo do artigo e a qualidade geral do trabalho apresentado. Também será avaliado se o texto atende ao foco e escopo da revistas e às normas de submissão.

2. Avaliação cega pelos pares (blind review). Os manuscritos serão submetidos à avaliação por, ao menos dois revisores, especialistas no tema da artigo ou em aspectos abordados pelo estudo (referencial teórico, metodologia de pesquisa, espaço geográfico, etc.).

Os pareceres devem ser realizados com base na Ficha de avaliação disponibilizada pela revista. O prazo da primeira rodada de avaliação leva de um a três meses para ser concluído.

Ao final, do processo de revisão e com base nos pareceres, os editores ou editores responsáveis pelos dossiês temáticos (quando for o caso) podem decidir por:

a) Aceitar o artigo com modificações pontuais;
b) Solicitar modificações substanciais e uma nova avaliação do artigo;
c) Recusar o manuscrito.

Introduções de dossiês temáticos, entrevistas e outros textos que não se adequem ao formato de artigo científico seguem política editorial distinta e são revisados diretamente pelos editores da revista.